sábado, 15 de abril de 2017

A carne de charque

A famosa culinária do Rio Grande do Sul tem com seu principal prato a carne de charque,que é usada principalmente para fazer churrasco,e com as mudanças ocorridas pela migração alemã do Brasil e italianas,que foram durante o século xix. 



Pela mistura da comida indígena, espanhola e portuguesa,e com isso o homem do campo surgiu com a conhecida cozinha de Campanha,com a aparência bem mais urbana.

E com isso surgiram muitos pratos famosos como o galeto ao Primo Canto,o arroz de carreteiro e o churrasco,e também tem outras receitas populares como o bauru gaúcho.

O começo da  carne de charque

No passado, o então agora território do Rio Grande do Sul era completamente habitado pelos índios conhecidos pelo nome de guaranis,que mantiam sua sobrevivência através da pesca e da caça, eles habitavam nas margens da lagoa dos patos.


No litoral ao norte perto das bacias do rio Ibicuí e o Jacuí, que ia desde a região noroeste,também tinha os pampeanos que moravam na região sudeste e sul, considerados por muitos os mais antigos habitantes da parte oriental que fica no rio uruguai.

Com um pretexto de tirar todos os índigenas da mata com a intenção de catequizá-los,os jesuítas começaram a introduzir no estado o gade.

E com isso os índios começaram a tomar conta dos rebanhos pelo fato de eles serem criados soltos, e com isso eles comiam a a sua carne, assim nunca faltava comida para eles,e em contra partida eles eram ensinados pelos jesuítas os costumes europeus e faziam casas, assim surgiu as famosas missões.


Quando os tropeiros de Minas Gerais no Sul e os de São Paulo invadiram aquele lugar os índios começaram a ser perseguidos e feitos de escravos, depois disso os jesuítas retornaram para a europa.

Pelo fato do gado ser criado solto ele se espalhou e se reproduziu muito rapidamente pelo sul do oriente, pois não tinha nenhum predador para caça-los.

Com isso quando os retornaram para o Rio Grande do Sul tinha muitos milhares destes animais, o gado ficou totalmente selvagem, a parti da ir eles começaram a matar todo o gado com o único objetivo de retirar seu couro para ser comercializado nos estados unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário